Nesse final de semana (20, 21 e 22 de setembro de 2024) 11 pessoas fizeram o Retiro do Ideal Pessoal na Casa de Maria, casa da Liga sob a orientação do padre Antonio Bracht e a Senhora Raquel Padilla, assessores locais da Liga
Paula de Araújo detalhou como foi o encontro.
Primeiro momento:
Já na sexta feira nos foi explicado com seria a dinâmica do retiro e uma frase muito marcante foi quando o padre Antonio nos disse que Deus tinha um segredo para nos contar nesse retiro bastaria pedirmos para a Mãe de Deus sussurrar em nosso coração.
Início do dia
No sábado foi um dia de intenso trabalho e dedicação principalmente com reflexões que nos fizeram perceber a beleza de Deus junto a natureza, depois nos debruçamos em nossa trajetória de vida, daí para frente os atendimentos individuais de cada um descobrindo com conversas nosso itinerário para descobrir nosso ideal pessoal, outra frase marcante foi: "Deus nos fez com um propósito para ajudar Maria a gerar Cristo nesse mundo."
A manhã foi regada com um café comunitário como é lindo que com o pouquinho de cada participante uma linda mesa de café da manhã nos foi oferecida com muito esmero, tudo cortadinho e arrumadinho. Depois mais exercícios cada um com seu ritmo ia se aprofundando no tema. Todos(as) estavam bem empenhados(as). No almoço mais carinho uma mesa de salada sortida e feita com muito capricho. Padre Antonio abençoou os alimentos e juntos a mesa confraternizamos com a presença de Lucy e Luciano Fantini, dirigentes da Liga, que organizavam todo o evento em cada detalhe.
Parte da tarde:
A tarde alguns já tinham pistas de seu possível ideal pessoal e outros já estavam aflitos por não terem nem ideia, mas tanto o padre Antonio como a senhora Raquel já haviam avisado que cada um(a) iria conquistar a seu tempo ou melhor no tempo de Deus. Ao terminar o dia nos foi indicado assistir ao filme Campo dos sonhos.
Novo dia:
No domingo Priscila fez a oração inicial acompanhada por André ao violão e Murilo no(a) (caixa de percussão) foi um momento de entrega pedindo que o Espírito Santo de Deus nos acompanhasse por toda nossa manhã, novamente um café comunitário idem ao dia anterior. Continuamos nossos exercícios até o tão esperado ideal pessoal que para alguns foi uma confirmação do que Deus já vem lhes mostrando, para outros algo novo e emocionante e para alguns chegaram quase lá e ainda vão precisar de mais orientação para enfim definirem seu ideal pessoal.
Só sei que foi um final de semana especial em que a Mãe de Deus nos tirou do automático da vida e nos convidou a olhar para dentro de nós. Antes da missa foi feito a entrega de rosas da gratidão as duas colaboradoras da cozinha: Rosana e Anita.
E esse retiro abençoado finalizou com a santa missa em que na homilia o padre Antonio reforçou nosso compromisso de usar nosso ideal pessoal para servir a Deus e nossa Mãe Maria. Outro momento impactante foi a comunhão em que nos foi oferecida as duas espécies sangue e corpo de Cristo. Agradeço a Deus por ter vivido essa experiência ímpar que me trouxe mais vontade de entender o silêncio e obediência Mariana que tanto a Senhora do quadro me pede.
Lucy Fantini compartilha:
Da nossa parte foi intenso de muito aprendizado. Preparamos duas missas a de sábado e a de domingo na casa da Liga, uma missa linda, como citado pela Paulinha em duas espécies só para os integrantes do retiro. A homilia do Padre, linda, falando das leituras e do Evangelho toda lincada com o assunto do Ideal pessoal, um momento de grande vivência e de como colocar em prática o presente soprado no ouvido dos participantes que foram seus ideais de vida.
Ficamos gratos por tanto aprendizado em conduzir mais um retiro. A entrega da Anita e da Rosana em fazer tudo com tanto carinho, e os assessores também com paciência em ajudar todos a se ligarem ao céu e acharem seus ideais.