domingo, 16 de janeiro de 2022

A Liga de Famílias do Jaraguá dá início ao Jubileu de Ouro de sua fundação

 


No dia 15 de janeiro de 2022 a santa missa foi celebrada pelo Pe Gustavo Hanna Crespo. Estavam presentes os dirigentes da Liga de Famílias do Jaraguá Márcio e Eliane Gonçalves, muitos casais da Liga e peregrinos.



A Liga de Famílias deu início ao Jubileu de 50 anos, esta missa abriu o novenário em preparação espiritual. Em 15 de setembro de 1972 os primeiros casais formaram a Liga no Jaraguá juntamente com os primeiros padres de Schoenstatt do Brasil.

Pe Gustavo em sua homilia salientou a Providência e deu motivação para a comemoração do Jubileu. Assim se expressou:

Que linda a Providência de Deus quando começamos um Jubileu pois as leituras de hoje, vão ao coração daquilo que queremos dar início, a Liga de Famílias do Jaraguá quer dar início nesta caminhada de preparação para celebrar o Jubileu. Certamente muitas vezes de uma e outra forma as palavras do Profeta Isaias ressoaram no coração das pessoas que passaram aqui no santuário, que arduamente trabalharam, que se dedicaram pelas famílias.






Pelas primeiras palavras: “Por amor de Sião não me calarei, por amor de Jerusalém não descansarei” ...quantas e quantas vezes as famílias não peregrinaram ao santuário e não descansaram até que outras pessoas conhecessem este santuário de Graças. Um Jubileu é isso é recolher aquilo que foi vivido neste lugar e projetar também aquilo que queremos presentear e oferecer para a próxima geração.

Esta primeira palavra que o Profeta Isaias nos proporciona neste dia a reflexão: Por amor e por amor façamos o que Deus chamou por amor. Por este lugar, pela Mãe de Deus que convoca e quer formar pertinho dela muitas e santas famílias.

As bodas de Cana, mostra que Jesus está no centro da família, quer estar na constituição que forma a família. Jesus na festa de casamento que celebra o amor entre um homem e uma mulher, este laço quer formar a primeira igreja, a aquela que vai dar continuidade na transmissão a fé. Nas bodas de Cana podemos usar nas 6 talhas:

“Senhor ‘nós’ não temos mais vinho

Vinho da fé,

Da paciência na família

Vinho da concórdia

Vinho da alegria

Senhor falta este vinho,

pedimos para Jesus encher as nossas talhas “

No relato do Evangelho, não coloca Jesus enchendo as talhas e sim pessoas que enchem as talhas. Quanto formamos comunidades, um com o outro, com a ajuda enchemos as talhas que faltam em nossas vidas. Por isso formamos comunidades, sozinhos não podemos. Aqui nos grupos de vida em Schoenstatt outros nos mostram, caminham juntos e ajudam no caminho de santidade.








A figura de Maria, que intercede, que está junto dos que mais precisam, daqueles que estão em situações complicadas, ela aponta para o Senhor. Que nas nossas vidas possamos ter nas aflições outros que a amenizem, com a ajuda outros possamos chegar à alegria plena.

A força humana é com Cristo para ser plena. Peçamos a graça de dizer que por amor a Mãe de Deus, por amor a Jesus não calamos, para que outros possam sentir o que sentimos, neste caminho de santidade, nossos dons e nossos talentos à disposição onde melhor possamos servir, com o que cada um pode oferecer, e formamos assim o corpo místico que é a Igreja.

Pe Gustavo abençoou as flores que foram ofertadas aos participantes da missa, as flores representam a alegria destes 50 anos de frutos gerados pela Liga de Familias do Jaraguá ,   



_______________________

Pe Marcelo Aravena enviou uma cordial saudação e bênção pois não está no Brasil neste momento.

Queridas Famílias de Schoenstatt do Jaraguá! Como não posso estar com vocês nesta importante data no início do Jubileu dos 50 anos da Liga da Família Jaraguá, estou lhes enviando esta breve mensagem que vem do meu coração e que vai com todo o meu afeto. Nosso Fundador nos ensina: “Uma família schoenstattiana é uma familia que se empenha, pela força da Aliança de Amor com a Mãe e Rainha Três Vezes Admirável de Schoenstatt, em realizar de uma maneira atualizada o ideal da Sagrada Familia de Nazaré” (JK, Família, Serviço à vida, Vol I, p.20). Ele sempre pensou que a Obra das Famílias deveria ser a fundamento e a coroa da Obra de Schoenstatt. Por quê? Porque para ele, as famílias têm a vocação de ser o berço de uma nova ordem social para o mundo: “Se Nossa Senhora quer formar e educar uma nova ordem social humana e um novo tipo de homem, ela deve necessariamente concentrar todo o seu poder de graça na criação e no aumento de famílias fuertes e sólidas de Schoenstatt” (1948). Dito isto, queridos irmãos e irmãs, vivamos este Ano Jubilar 2022 com especial entusiasmo e dedicação. Queremos famílias santas, missionárias, muito alegres e esperançosas. Vamos rezar e trabalhar para que este ano seja um ano de muitas bênçãos e conquistas. Eu lhes envio todo o meu carinho e bênção. 

Pe. Marcelo Assessor

____________________________

A Senhora Raquel Padilha enviou uma saudação de motivação para nosso início do Jubileu pois também não se encontra no Brasil. 

Hoje iniciamos nossa preparação para celebrar e agradecer por este jubileu de Ouro da Fundação de nossa Liga de famílias no Jaraguá

Sabemos que jubileu era a festa solene que os judeus celebravam cada cinquenta anos onde  se cancelavam as dividas, se devolviam as propriedades a seus antigos donos, se dava a liberdade aos escravos. Era um tempo de graças e de alegria.

Tempo de graças, de jubilo e de alegria pela manifestação do amor de Deus para seu povo.

Hoje também nós como Liga de Jaraguá, estamos iniciando este tempo de Graça, de alegria e de jubilo.

Esta palavra já nos indica o espirito que nos anima neste ano 2022.

Alegria porque nossa Mãe escolheu  a nosso Santuário, para que a partir deste lugar de graças formar famílias, famílias santas como a Família de Nazaré.

Alegria e Graça pela manifestação do amor de  Deus no decorrer destes anos, porque se revelou aos mais pequenos para construir um reino de amor .

Tempo de Alegria e Graça por todos os instrumentos que deram seu sim faz 50 anos

Tempo de alegria e de Graça por todos os que continuaram e continuam essa missão, a pesar das dificuldades e inseguridades, mas,fieis à Aliança de Amor com nossa Rainha de Sião de Jaraguá.

Tempo de Alegria e de Graça por todos nós que estamos aqui bebendo ,vivendo e transmitindo o legado dos primeiros.

Nossa Mãe nos chama para que este ano seja para cada um de nós um tempo de  graça e renovação.

Ela confia em nós e deposita em nosso coração esta grande e nobre missão de ser testemunho do verdadeiro amor de Deus para com a humanidade através do amor familiar e esponsal reflexo do amor Trinitário.

Que seja um ano de um novo e renovado impulso para conquistar novas famílias  e renovar nosso sim vivendo  nosso ideal de ser “Santuário vivo de Schoenstatt, um novo Nazaré, Tabor para o mundo”

Senhora Raquel Padilha - Assessora

__________________________________

Texto Sueli Vilarinho




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Dia do Santuário Lar 2024

16º Dia do Santuário Lar no Jaraguá [2024] No dia 15 de abril de 2024 os casais da Liga de Famílias do Jaraguá comemoraram o dia do Santuári...