Novo Nazaré Hoje: Famílias do Regional Coração Tabor
53 casais, 35 filhos, vindos de 19 cidades de três estados (São Paulo, Minas Gerais e Distrito Federal), oito Santuários e quatro assessores. Este é o número de pessoas e locais da Liga de Famílias de Schoenstatt, do Regional Coração Tabor, que participaram do retiro, de 2 e 3 de agosto de 2025, um retiro no Santuário Tabor da Permanente Presença do Pai em Atibaia/SP.
Uma programação para toda família
O lema “Minha Família, o Novo Nazaré Hoje” orientou esse retiro, que começou com a oração ao Espírito Santo e a leitura orante do Evangelho. Após a apresentação da comissão organizadora e dos participantes, houve o envio das crianças à equipe de recreação composta por membros da Juventude Masculina (Jumas) e Feminina (Jufem), para que os pais pudessem participar integralmente de toda a programação.
Matrimônio fundamento da família
Rômulo Romanato conduz a primeira palestra sobre o ideal da família schoenstattiana e a cultura da gratidão. Reflete sobre o matrimônio como fundamento da família e destacou a santificação por meio da vivência concreta da Aliança de Amor. A centralidade da oração e a relação com a Mãe de Deus também foram abordadas.
Na sequência, o Pe. Antônio Bracht fala sobre a pedagogia de Pe. Kentenich, o estilo de vida cristã do “Por Hoje Sim”, e as dimensões mística, sacramental e instrumental da espiritualidade de Schoenstatt. A seguir, para assimilar o que ouviram, os casais passam um tempo em silêncio e adoração, no Santuário, com sugestões de meditação a partir do livro “Rumo ao Céu”.
Arraial em família
Após a santa missa e a peregrinação ao Santuário, para receber a indulgência plenária, o dia termina com o arraial “Novo Nazaré”, que proporciona muita alegria, confraternização e fortalece dos vínculos entre as famílias.
Gislaine Aparecida Martinez Vanni e Roberto Vanni destacam: “Refletir sobre o valor de sermos uma família schoenstattiana e sobre como os costumes familiares são verdadeiras riquezas e participar das atividades do Arraiá do Novo Nazaré foi uma alegria à parte, unindo pais e filhos em um momento de diversão e fortalecimento de vínculos”.
Costumes familiares e apostolado
No domingo, após a oração da manhã, Ir. Gislaine A. Lourenço conduz a reflexão sobre costumes familiares e apostolado. Durante o retiro, os músicos apresentam uma canção inspirada no “Por Hoje Sim”, que marcou o retiro: “Sim, por hoje sim, a Mãe de Deus nos chama. E a Liga diz que sim, por hoje sim.” Casais da Liga, União e Instituto de Famílias apresentam seus testemunhos sobre esse tema, por meio de vídeos e o podcast “ao vivo”, com integrantes da comissão organizadora desse retiro foi mais um momento de partilha e o aprofundamento das experiências.
A Santa Missa, presidida pelo Pe. Antônio Bracht, que em sua homilia nos motiva a aplicar na vida o que o Espírito Santo nos inspirou nesses dias, encerra esse retiro e nos envia, com o compromisso de continuar o empenho para que cada lar seja um “Novo Nazaré Hoje”.
“O que nos marcou nesse retiro foi a dinâmica sobre os costumes familiares. Notamos que temos tantas bênçãos, na nossa rotina diária, que passavam despercebidas e que agora passamos a enxergar e a valorizar. Também reconhecemos nossas faltas e estamos procurando nos ajustar, para introduzir mudanças em nossa vida diária, sempre a partir do exemplo da Família de Nazaré, para assim nos tornarmos verdadeiramente uma família schoenstattiana!” concluem Andrea e Moisés Medeiros.
Informações: Jaqueline Giulietti da Silva
Repost: https://schoenstatt.org.br/2025/08/09/novo-nazare-hoje-familias-do-regional-coracao-tabor/
Nenhum comentário:
Postar um comentário