terça-feira, 26 de novembro de 2019

Terço Alegrai-vos


Terço- Retiro de Casais da Liga de Famílias 23/11/2019 Alegre estou, alegre estás!


Oração dos Mistérios Gozosos

Reflexão inicial: A vida matrimonial é uma vocação. O atendimento à esta vocação é um desafio. Muitas são as dificuldades, esforços e sofrimentos, para que a vida familiar seja firmada a cada dia sobre a estabilidade da rocha. Também desafiador é viver a exortação de São Paulo: " Alegrai-vos! repito alegrai-vos!"(Filipenses 4,4) diante das dificuldades que naturalmente se sucedem na vida cotidiana de uma família.
Embora em alguns momentos possamos estar exaustos diante de tantas exigências da vida, das árduas tarefas que nos cabem, algumas vezes precisamos contemplar à luz da Alegria, a trajetória que temos feito como casal. Desta forma, podemos perceber que ela delicadamente nos acompanha, e podemos abrir nossos corações para sermos mais sensíveis a estes acenos de Deus, que se compraz na alegria de seus filhos.
Vamos iniciar nosso Terço saudando a Santíssima Trindade e rezarmos o Credo, refletindo sobre as verdades tão lindas da fé sobre a qual nossa família está fundamentada.
Creio...
Rezemos juntos a oração que nosso Senhor Jesus nos ensinou e em seguida vamos pedir, pela intercessão de Maria, nossa Mãe, os dons da Fé, Esperança e Caridade.
Pai Nosso...Ave Maria ...(3x)

Primeiro Mistério

O Arcanjo Gabriel anuncia à Virgem Maria, na humilde casa em Nazaré, que ela será Mãe do Salvador.
"Eis que encontraste Graça!" Lc 1, 30

O Arcanjo Gabriel anuncia a Boa nova surpreendente.  A surpresa boa, a alegria inesperada. Apesar de passagens difíceis...quantas coisas boas e bonitas nos surpreenderam em nossa vida matrimonial! O nascimento dos filhos...a chamada para um novo emprego...uma conquista material... Podemos lembrar aqui, algum fato que temos alegria de recordar em nossas conversas, algum fato que gostaríamos que ficassem no conhecimento dos filhos e netos, porque são acontecimentos cheios de graça.
 Como Deus foi bom conosco!!! Possivelmente este momento nos traz à memória alguma celebração em família, algum passeio marcante, alguma situação em que nos alegramos profundamente, com o fato em si, e principalmente nos sentimos felizes com a alegria que vi em meu esposo ou em minha esposa.
Eu me alegro na tua alegria!
Pai Nosso...
Ave Maria.

Segundo Mistério
Maria visita sua prima Isabel

"Meu espírito exulta de alegria em Deus, meu Salvador" Lc 1, 47
Nossas vidas são marcadas pelo movimento. Bem sabemos que o agir de Deus em nossas vidas de forma surpreendente se dá no silêncio, na contemplação, mas ocorre também nas situações de transição, de trajetória, que muito bem representam a nossa condição de sermos peregrinos na vida. Podemos recordar de fases que atravessamos passo por passo e tivemos a alegria de vencermos juntos como casal. Um curso que parecia ser tão difícil de ser concluído...a trajetória de um tratamento de saúde...uma caminhada persistente em busca de um emprego...quantos caminhos nós já percorremos juntos!
 Certamente Isabel recebeu Maria exausta, empoeirada..., mas Maria estava jubilosa a ponto de expressar sua alegria, esquecendo assim, os percalços da caminhada.  A própria caminhada diária na vida matrimonial permite que amadureçamos com os tropeços e nos alegremos com a fidelidade e persistência de nosso esposo ou nossa esposa em nos acompanhar nesse caminho de graças.
Eu me alegro com sua companhia na caminhada!
Pai Nosso...
Ave Maria...

Terceiro Mistério

Nascimento de Jesus na fria gruta em Belém
"Eis que vos anuncio uma Boa Nova que será alegria para todo o povo" Lc 2, 10

Na vida matrimonial, encontramos situações que se encaminham muito diferentemente do que foram esperadas. Com amor fazemos planos para nós, como casal, para os filhos, para a família. Mas os fatos podem tomar rumos alterados que não combinam com o planejado.  Quando acontece algo assim, é comum a alegria ficar oculta, sob camadas de duras pedras. Um emprego que não corresponde à minha expectativa.... experiências de frustração diante de expectativas que alimentávamos...como encontrar a alegria quando os ventos sopram contrários aos nossos anseios?
A estrebaria em Belém, embora representada normalmente como um galpão com telhadinho de palhas, na realidade era uma gruta natural. Algumas vezes, como casal, nós recebemos a tarefa de agirmos como os anjos que apontam o Menino Deus aos pastores.  Nossa maior alegria, escondida sob a densa camada rochosa! Eu me alegro com a tua alegria, ainda que para isso seja preciso o esforço contínuo de mostrar que a face luminosa do Menino Jesus, está logo ali, a nos sorrir, mesmo nos acontecimentos que nos pareçam desfavoráveis.
Eu me alegro com seu esforço de descobrir a alegria em nossas vidas!
Pai Nosso...
Ave Maria...

Quarto Mistério

Apresentação de Jesus no Templo
"Tomou o menino nos braços e louvou a Deus dizendo Agora, Senhor, deixai vosso servo ir em paz" Lc 2, 29

Na história de uma família existem momentos de encerrar etapas. Situações de encerramento de ciclos, fechamento de fases. É a despedida de uma empresa, de um grupo de trabalho ou uma mudança de moradia, quando nos desligamos de uma vizinhança. Chegam também as despedidas mais difíceis.  Nossos entes queridos nos deixam, porque partem desta vida, em diferentes circunstâncias.
Diz a palavra de Deus, que há um tempo para tudo. Um tempo para aproximar e um tempo para afastar. Dizem também as Escrituras, que Ele abençoa a nossas entradas e nossas saídas. (Sl 121, 8). Certamente o idoso Simeão alegrou-se nesta certeza, especialmente tendo diante dos olhos, o Menino Jesus, que é a bênção do Altíssimo para nossas vidas.
Se contemplarmos o rosto de Jesus, Sua divina presença nos encerramentos de fases que acontecem em nossas vidas, podemos também nos alegrar e seguirmos confiantes para o que a vida nos reserva, sem carregarmos rancores ou mágoas. Afinal, esta presença divina dá sentido à todas as fases, vivifica nossas almas e nos alegra na esperança.
Eu me alegro na tua alegria de seguirmos confiantes!
Pai Nosso...
Ave Maria...

 Quinto Mistério

Depois de três dias procurado por Maria e José, Jesus é encontrado no Templo, entre os doutores da Lei.
" Todos os que o ouviam estavam maravilhados da sabedoria de suas respostas" Lc 2, 47

Quantas vezes em nossa vida cotidiana, perdemos Jesus de vista! Quanta aflição! Sabemos que as batalhas que enfrentamos no cotidiano e os desgastes diários são inegáveis. Desde o nascer ao por do sol nossa vida é uma busca constante. Buscamos recursos financeiros, reconhecimento, afeto, conhecimento, chances de promoção, tratamentos para a saúde...e é natural que neste processo de labuta diária, nós estejamos continuamente fazendo perguntas. Por que isso? Para que aquilo?
Só a presença de Jesus em tudo que buscamos em nossas vidas nos permite obter respostas que nos deixam maravilhados. São respostas que não podemos supor com nosso entendimento tão limitado das coisas de Deus. Na vida matrimonial muitas vezes nos é dada a tarefa de dar respostas que alegrem, respostas que deem sentido e novo ânimo na caminhada. Como discípulos fiéis ao Mestre, com a força do Espírito Santo, nos é dado o poder de maravilhar nosso esposo ou nossa esposa, com respostas que só o coração que ama pode oferecer. E muitas vezes, de forma admirável, estas respostas são silenciosas, feitas de atitudes singelas e presença acolhedora.
Eu me alegro com a alegria de suas respostas à vida!
Pai Nosso...
Ave Maria...
Vamos encerrar este momento de meditação dos Mistérios da Alegria, saudando Maria Santíssima nossa Rainha, que sensível à alegria conjugal, por nossos lares intercede continuamente, como em Caná, para que sempre tenhamos o bom vinho que só a presença de seu Filho Jesus, pode garantir em nossas famílias.

Salve Rainha....

Consagração à Maria

_______________
autoria: Leda Bossi e Jayme Castro

Nenhum comentário:

Postar um comentário

8ª Festa de Pizza

  No último dia 09 de março aconteceu na Casa da Liga, a 8ª noite da Pizza.  Um evento em Família que sempre acontece no início das atividad...