quarta-feira, 18 de dezembro de 2019

Encerramento de ano da Liga de Famílias do Jaraguá 2019


No domingo dia 15 de novembro a Liga de Famílias do Jaraguá se reuniu para o encerramento das atividades do ano de 2019. Estavam presentes a Sra Raquel Padilha e o Padre Marcelo Aravena assessores da Liga.
O encontro se iniciou com a santa missa, no terceiro domingo do Advento, domingo da Alegria. Padre Marcelo refletiu sobre o chamado de cada um a ser "outro Cristo". 
O texto completo da homilia .

"Por ele todas as coisas foram feitas; sem ele nada do que foi feito. Nele estava a vida, e essa vida era a luz dos homens. A luz brilha na a escuridão, mas a escuridão não a venceu. (João 1:3-5)


 O desejo de Advento é um sinal da finalidade do nosso caminho pessoal de fé - que cada um de nós torna-se um reflexo original de Jesus em nossas próprias vidas. Cada um de nós é chamado para se tornar "outro Jesus". O Evangelho de João proclama a história que faz a história mensagem: "E a palavra tornou-se carne..." (João 1:14). Jesus deseja “tornar-se carne" em nós. Tornamo-lo presente e ativo no mundo através do nosso modo de viver. Somos a sua presença no mundo. Esta imagem de Jesus é única para cada um de nós. Deus já sabe o que é original imagem de Cristo em que nos tornaremos. Ele não vê apenas o dia do nosso nascimento, ou como iremos a superar as muitas tempestades da vida, ele também nos vê na eternidade, participando completamente na a sua vida divina.

 Deus desdobra gradualmente em nós a sua imagem original de Jesus, segundo o plano dele. O objetivo do anseio do Advento é ajudar-nos a tornar-nos uma imagem original de Deus. amor, sabedoria e poder.

 São Paulo, em sua carta aos Coríntios, descreveu uma vez a pessoa redimida nesta maneira: "Portanto, se alguém está em Cristo, é uma nova criação; o velho se foi, o novo chegou!" (2 Coríntios 5:17). Em Cristo vemos o amanhecer de uma nova era e a criação de uma nova vida interior. Esta nova criação significa que vivemos da convicção de que toda a nossa existência vem de Jesus; partilhamos a vida de Jesus, nós vivemos como Jesus, tentamos pensar e amar como Jesus. Se alguém está "em Cristo", ele ou ela torna-se uma nova pessoa. Assim continuamos sempre à procura do novo amanhecer, de novas possibilidades, de nova vida. Todos nós somos criados à "imagem e semelhança de Deus" - cada um no seu de forma específica e original. Nossa originalidade individual como "outro Jesus" se desdobra em nossa vida de acordo com o propósito de Deus.

 O que sabemos sobre o plano de Deus? Primeiramente, nós sabemos que o seu plano é um plano de amor. Somos todos "produtos" do amor de Deus. É por isso que ansiamos nos mesmos esse amor de Deus e de aqueles que estão no nosso redor. Queremos ser amados, precisamos ser amados, e também queremos amar os outros em troca. O amor é a chave para compreender Deus; é também a chave para compreender a pessoa humana.

 Em segundo lugar, o plano de Deus é um plano de sabedoria. Até mesmo quando as coisas parecem sombrias ou confusas, mesmo quando a situação é terrível e não podemos Deus encontra Deus, ou vê uma "luz ao fundo do túnel" - Deus continua a desdobrar o seu desígnio de sabedoria nas nossas vidas. Ninguém poderia criar um plano melhor para nós - nunca. Quando sofrendo e os problemas, as mágoas e as desilusões aparecem, certamente seríamos capazes de suportar melhor e com dignidade tudo isso  se acreditássemos e confiássemos que mesmo estes difíceis experiências e situações fazem parte do plano de sabedoria do Senhor para nós.
 Em terceiro lugar, o plano de Deus é um plano de poder. Nada pode impedi-lo de realizar seu plano em nós. Seus caminhos estão  muitas vezes escondido, e ele usará cada caminho que tomarmos, cada pedra ou obstáculo que for colocado antes de nós, cada ocorrência e experiência inesperada, cada escolha que fazemos, para perceber o seu grande propósito para as nossas vidas cada vez mais. Todos nós somos o "resultado" de sua amor, sabedoria e poder onipotente" 


Ao final da missa o grupo SIM II revelou seu nome que foi conquistado durante este ano como explica Cida e Jorge Coelho seus dirigentes: " Tínhamos como propósito o Nome do grupo, a princípio nos parecia muito difícil, mas com a acessoria da Sra. Raquel, que nos orientou como responder o questionário de 11 perguntas, foi muito fácil.
Foram usados 4 encontros, um para as devidas explicações, dois para as questões, que trouxeram respondidas de casa e compartilhadas com o grupo, e o nome já ia se desenhando, pois as respostas eram muito parecidas. Então quando fizemos a exposição de todas as respostas e fomos vendo as palavras, expressões e ideias coincidentes foi emoção pura, pois tínhamos muito as palavras, compromisso, vínculo, Mãe, fé, acolhimento, acolhidos, acolhedores, enfim um nome apareceu, levamos ao conhecimento da Sra Raquel nós orientou um pouquinho na harmonia das Palavras e bum ...levamos ao grupo, que ficou extasiado; era o que queriam dizer, era o sentimento, a marca do grupo, acolhidos e acolhedores, vinculados entre si e pela Mãe.
Acreditamos que a Mãe tem um propósito por estarmos juntos, e então o nome:
"VINCULADOS E ACOLHIDOS POR MARIA."


Logo após foi uma euforia total, confecção de camisetas e Banner, um grupo muito pró ativo que tem plena capacidade de seguir e contribuir muito pela nossa liga de famílias!!



Gilson e Nilséia Dias- dirigentes da Liga do Jaraguá



Terceira vela do Advento- Alegria

Camisetas da conquista do nome de grupo

Salmo- Priscilla 




Ofertório

Grupo de música 


Após um café comunitário nos reunimos da Tenda dos Vínculos e algumas atividades foram apresentadas.
O grupo do caixa extra, liderado pela Lucia Rocha e Nilton Rogério,  explicou como funciona as atividades extras para arrecadação de recursos para manutenção da casa e o quanto foi arrecadado. Em seguida o Luiz Roberto e Valquiria Raymundo explicaram como vai a arrecadação da "sacolinha", que se pede um mínimo por casal mensalmente, para custeio da manutenção da casa e como foi o caixa com a reforma da casa, salas, banheiros e escada nova.
O casal dirigente da Liga, Gilson e Nilséia agradeceram a todos pelo ano de 2019 e particularmente a cada casal que somou forças em muitas atividades desenvolvidas pela Liga.

Padre Marcelo falou sobre a vida do Ramo e como fez em cada casal uma experiência de vida através de histórias particulares de alegrias, dor, conquistas, lutas e como foi enriquecido por todos. Disse ver de forma particular em cada casal o "Plano de Sabedoria de Deus" e que tudo se realiza por amor, assim como o dia vivido na experiência do encerramento do ano.
"Plano de poder, nada pode mudar o plano de Deus, nosso poder é estar com nossa Mãe e construir o reino de Deus aqui", conclui padre Marcelo.
Pe Marcelo Aravena, assessor da Liga de Famílias do Jaraguá

A Sra Raquel fez uma reflexão sobre 2019 
"Em 2019 o que marcou a Família e a Liga do Jaraguá foi o Jubileu do santuário, 50 anos.
Qual experiencia do jubileu?
A Mãe escolheu este lugar, tomou posse deste lugar, chamou a família para cuidar deste lugar em torno do Padre Kentenich, nosso Fundador, um só coração no coração do Pai, estamos todos unidos no coração do pai, e o pai nos une no coração dele.
O que significa isto? Como uma família como experimenta pai e mãe, somos uma família e se pudermos perguntar para cada um à sua experiência que marcou o Jubileu?
Muitas seriam as repostas, com suas riquezas, desafios, compromissos, fé, confiança, divina providência, união, renúncia, compromisso, perdão, escuta ativa, dar espaço a outros, muito mais...vivências que temos em nossa própria família, construir uma família, também significa estas características, perdão, renúncia, confiança...
O Pai Fundador diz que todo dom é uma missão, dons são tarefas, como famílias,  formar e garantir o espírito de famílias, também  significa desafios, também quando começamos  a crescer, depois com filhos, devemos criar espaços no coração a  cada filho que chega, espaço para escutar o que o filho diz, e os mais velhos acompanham os mais novos. Este espírito de unidade tem que se manter, como missão da família do Jaraguá.
No mundo experimentamos o egoísmo, sobressair sobre outros, ... queremos como Schoenstatt dar uma resposta ao mundo, primeiro em minha casa, depois na liga e no mundo. Como família do Jaraguá Deus nos chamou ao jubileu para garantir este espírito de famílias.
Todo dom é uma tarefa para nós, temos que estar neste mundo, como espelhos em Cristo, na aliança e na família que Cristo experimentou.
Um só coração no coração do Pai, como posso viver mais unido neste espírito?
Tarefa, como podemos conquistar e construir esta família no coração do Pai fundador?"


Sra Raquel Padillha - Senhora de Schoenstatt e assessora da Liga de famílias do Jaraguá
Ao final os grupos trocaram os presentes de "Grupo Oculto", com originalidade, orações diversas, como "Confio", Oração à Santa Terezinha do Menino Jesus, Orações do Rumo ao Céu, aos poucos os grupos foram revelados. Presentes criativos, num momento de descontração e vínculo. 



Ao final um almoço comunitário com churrasco e música enceraram a confraternização!!


Texto: Sueli Vilarinho
Álbum completo das fotos no Facebook da Liga:
https://www.facebook.com/pg/ligadasfamiliasdojaragua/photos/?tab=album&album_id=735380690281055



Nenhum comentário:

Postar um comentário

8ª Festa de Pizza

  No último dia 09 de março aconteceu na Casa da Liga, a 8ª noite da Pizza.  Um evento em Família que sempre acontece no início das atividad...