terça-feira, 8 de junho de 2021

Reunião e palestra para Membros da Liga de Famílias

 



Dia 5 de junho de 2021 o grupo de membros da Liga de Famílias do  Santuário Sião do Jaraguá, de Caieiras e Mairiporã se reuniu para a primeira reunião do ano.

Estavam conosco os nossos assessores: Padre Marcelo Aravena e Senhora Raquel Padilha.

A reunião se deu de forma on-line através de uma plataforma digital entre cantos e orações momentos de aprendizagem.

Os membros foram convidados a partilhar como estão vivendo, como membros, a vida nesse tempo de pandemia. Todos tiveram a oportunidade de falar sobre suas angústias, medos e tristezas, mas também falaram sobre a oportunidade de viver mais intensamente a vida de oração, horário espiritual e oração em família.

Depois o Pe. Marcelo falou, de maneira muito esclarecedora, sobre o lema do ano: Família Tabor, transfigura hoje a realidade.

Ao final um momento de contemplação, de recolhimento no silêncio com Adoração ao Santíssimo Sacramento.

 

Palestra do Pe Marcelo com o foco no Lema do Ano da Família de Schoenstatt, segue na íntegra:


 

Família Tabor, hoje transfigura a realidade”

Comunidade de membros Liga de Familias

 

PRIMEIRA PARTE  (2 -3 REUNIÕES ON-LINE)

 

1. Introdução

Caros irmãos e amigos da comunidade dos membros da Liga Famílias, estamos passando por tempos muito exigentes em todos os sentidos.  Podemos falar de um mundo e de uma sociedade em crise global.  Estamos no meio disso. Mais do que nunca, nossa aliança de amor deveria nos inspirar a dar tudo de nós.  Como membros, queremos ser uma resposta cheia de energia, otimismo e alegria. 

 

Este ano nos foi dado um novo lema que nos mostra o caminho imediato a seguir como Ramo e como Movimento: Família Tabor, hoje transfigura a realidade”.  Estes são conceitos que nos são familiares, nós os conhecemos.  Mas sabemos que é melhor aprofundar estes conceitos a fim de atualizar nossas ações. É por isso que este ano queremos lhe oferecer uma série de reuniões que podem nos ajudar neste sentido.  Mas antes lembremo-nos de alguns aspectos essenciais de nossa vida e vocação como membros.

 

Nossa missão

 

Nossa missão é formar famílias que, na força da Aliança de Amor, de maneira atualizada, se empenhem por viver como santuários vivos, segundo a Sagrada Familia de Nazaré, para atuarem apostólicamente na Igreja e na sociedade, respondendo aos desafios de transformação do mundo atual.

 

Os objetivos como Liga de Famílias

 

+  Descobrir a beleza e a alegria da vocação matrimonial, levando-a a uma maior maturidade e projeção

+  Despertar para uma caminhada comunitária e familiar

+  Ajudar o casal a desempenhar seu papel na família e na educação dos filhos

+  Oferecer a espiritualidade de Schoenstatt como um auxilio para que o casal possa vencer os desafios atuais do cotidiano e da vida matrimonial

+  Oferecer um caminho de preparação à aliança de amor e à instituição do santuário-lar

+  Despertar nas familias o espírito apostólico e eclesial e o compromisso com a transformação da sociedade

+  Conduzir ao amadurecimento vocacional em Schoenstatt.

 

 

 

A vocação dos membros da Liga de Familias

 

Os membros vivem e asseguram o espírito que anima a Liga de Familias , por isso assumem maior responsabilidade pela vida do Ramo, pela concretização de seu ideal e desempenho apostólico.  Para isso assumem livremente os meios acéticos de Schoenstatt (IP, HE, EP e prestam contas a um confessor permanente).  Os membros exercem o apostolado permanente seja na família, no Movimento, na paroquia ou em outro âmbito.

 

2.  Somos a Família Tabor

 

O Pai e Fundador confiou a nos, Brasil, a sua “ideia predileta” no 20 de Abril de 1947 em Londrina.  Somos Tabor e “precisamos cuidar de nós tornarmos um Tabor no qual a Mãe de Deus pode revelar sus glórias ao mundo (Pe. J. Kentenich, Tabor Nossa Missão, p.65).

 

Ele confirma, mais uma vez, o ideal Tabor para o Brasil em 31 de Maio de 1967, ao dirigir sua última mensagem ao Schoenstatt brasileiro, por ocasião do lançamento da Pedra Fundamental do Santuário da Vila Mariana, em São Paulo:

 

“Quanto estou informado pessoalmente sobre as circunstâncias do Brasil, o mundo brasileiro está à espera da Mãe de Deus, como a Mãe, Rainha e Vencedora Tres Vezes Admirável de Schoenstatt, para a conquista deste país para o bom Deus, para o Deus Trino.  Aprenderemos sempre mais a mobilizar nossa forças e a comprovar-nos de tal maneira que possamos chamar a atenção do grande público sobre nós, a fim de que a palavra e o pedido não somente se repitam, mas também se realizem:

Clarifica te, clarifica me,

Clarifica familiam nostram,

Clarifica totem orbem terrarum! (Todo orbe da terra)

 

Mãe de Deus abençoa o Brasil!

 

O Brasil, o mundo todo, um Tabor de nossa Mãe de Schoenstatt!

Cuidaremos que não somente nossa pequena Família, mas o mundo inteiro, um dia, se tornará o Tabor de nossa Mãe Rainha de Schoenstatt” (Pe. J.Kentenich, Tabor Nossa Missão, p.182)

 

 

3. Tornar-se Tabor em quatro dimensões

Com o passar do tempo desde aquele 21 de abril de 1947, quando o Fundador anunciou às Irmãs de Maria que o Tabor é o ideal para o Brasil, este teve um processo de amadurecimento no coração da Família de Schoenstatt.  A família inteira tem gradualmente assumido esta herança espiritual.  Este processo revelou quatro dimensões dinâmicas do ideal do Tabor.  Analisemo-las e tiremos conclusões enriquecedoras para nossa vida diária pessoalmente e como comunidade de membros.

 

(Para apresentar esse tema das quatro dimensões do Tabor foi utilizado o livro “Revelando o Tabor” da Central de Assessores)

 

3.1 A dimensão bíblica

Não é possível falar de Tabor sem voltarmos à Sagrada Escritura e subirmos ao Monte Tabor com Jesus.

O Tabor é “o monte santo”, como denomina Pedro (2Pd 1,16-18).  Foi por excelência. O lugar da contemplação de Cristo transfigurada.  Localiza-se na Terra Santa , isto é no país de Israel, Oriente Medio.  Tabor é um monte da Galiléia, Terra Santa, com altura de 575 metros acima do nível do mar.  É conhecido também como o Monte da Transfiguração de Jesus, lugar das manifestares divinas.  A liturgia comemora a festa da transfiguração, festa do Tabor no dia 6 de Agosto.

 

Nossa subida ao “monte santo” das Escrituras, com os Apóstolos, nos conceda mais profundamente a graça de contemplar a Cristo e penetrar no mistério da transfiguração, a fim de entendermos a abrangência da missão Tabor, a qual somos chamados a assumir como Familia de Schoenstatt brasileira.

 

Hoje, Tabor continua sendo um caminho para o encontro com Cristo.  Queremos percorrer os caminhos do Evangelho com o objetivo de perceber atrás dos fatos, gestos e palavras, os corações palpitantes de Jesus, dos Apóstolos e do próprio Pai do Céu quando proclama: “Este é meu Filho amado!” (Mc 9,17).

 

Talvez esse é o momento para ler e meditar o Evangelho que relata a Transfiguração de Cristo no Monte Tabor: Mt 17, 1-8 ou Mc 9,2-8 ou Lc 9,28-36.  Podemos especialmente fixar nossa reflexão nos seguintes pontos e seu significado:

A.     Subida ao Monte

B.     Brilho do rosto e das vestes

C.     A nuvem

D.     A voz do Pai

E.     A presença de Moises, Elias do Antigo testamento

F.      A Atitude e a fala de Pedro sobre as tendas

G.     Atitude de temor dos Apóstolos

H.     Jesus ordena o silencio. Por que?

 

Quando selamos a Aliança de Amor, a Mãe de Deus nos convida a subir o monte Tabor com Jesus, por meio de uma “zelosa vida de oração”.  Ao rezarmos, precisamos “subir o Monte”, retirarmos do barulho e da agitação, recolher-nos no silêncio do coração, junto ao tabernáculo, em nosso Santuário Lar e procurar ver os acontecimentos e as pessoas com o olhar de Deus, não nos deixando levar pela superficialidade e sentimentalismo.  Mas também essa subida ao monte Tabor deverá acrescentar em nós a certeza e luz sobre o nosso apostolado que para nós, como membros, é uma atividade permanente.  Assim, então, a graça divina que habita em nos pelo batismo, se transformara em força e energia frutífera e em fonte de grande alegria.  É Jesus quem habita e age em nos, quem dialoga com o Pai e nos faz participar na sua missão, felicidade e gloria.

 

Referindo-se ao Tabor bíblico, Pe. Kentenich nos. Diz: “Que felicidade seria se também nós pudéssemos dizer: nosso rosto resplandece como o sol e nossas vestes são tão brancas como a neve! Que felicidade se pudéssemos irradiar algo destas glórias do Tabor!”

(Pe. J. Kentenich, Tabor Nossa Missão, p.94)

 

3.2 A dimensão Cristológica: Jesus, o Filho amado da filialidade heróica

Já em 1947, o Pe. Kentenich reflete sobre a possibilidade de uma integração entre diversos países, sob a proteção da Mãe e Rainha de Schoenstatt.  Elena sua busca de aliados em America Latina, pensou em unir os três países onde ja existia Schoenstatt. O que ele chamou de Assistência da Santíssima Trindade. Sua intenção foi integrar magistralmente a Familia de Schoenstatt da Argentina, Brasil e Chile, valorizando as caraterísticas de cada um desses países, confiou-lhes uma missão original e os uniu no objetivo comum da Obra de Schoenstatt.

 

A cada país deu uma missão especial: à Argentina ele confiou a tarefa de centralizar a pessoa do Pai, ao Chile o Espirito santo e a nós, Brasil, confiou a tarefa de representar a imagem de Cristo, o Filho amado do Pai, partindo da ideia do Tabor.  Numa ocasião ele disse:

“Quero mostrar como o Tabor assumiu, para o futuro, a tarefa de um arrebatador amor a Cristo.  Para isso, os nossos estímulos as aspirações interiores devem se concentrar sempre mais na pessoa de

Cristo” (Pe. J. Kentenich, Tabor, nossa missão, p. 101)

 

Qual é a imagem de Jesus, que nos é revelada no Tabor?

A.     Jesus, o Filho do Pai

B.     Jesus, o Filho muito amado do Pai

C.     Jesus, o Filho heróico do Pai - “de natureza humana sacrificada”

 

A filialidade de Jesus é a filialidade heróica do filho que se sente o Filho muito amado pelo Pai.  O Filho que tem um grande e íntimo amor filial pelo Pai., sempre pronto e disponível para realizar sua vontade, também quando esta requer o heroísmo, possui a vivencia da Filialidade Heróica.

 

Jesus está diante de nós, como o Filho pronto a descer do Tabor e subir ao Gólgota.

 

Nosso Pai e Fundador nos confiou e confia, ainda hoje, a sagrada missão Tabor.  Esta missão provém da mais profunda intimidade do amor filial do Filho muito amado para com o seu Pai:

 

A vivência, a entrega e dedicação de amor filial ao Pai na atitude da filialidade heróica.

 

“Queremos ser e queremos nos tonar filhos em Cristo. Jesus, o Filho amado do Pai, viveu tão intensamente sua filialidade heróica em relação ao Pai, que é para nós, filhos do Tabor, o:

Ideal de nossa vida,

Fundamento de nossa vida e

Forma de nossa vida” (Pe.J. Kentenich, Tabor nossa Missão, p.110.106)

 

3.3  Dimensão Santuário, o Tabor das Glórias de Maria

 Para um filho e filha de Schoenstatt, a missão Tabor está estreitamente unida à Aliança de Amor, ao Santuario, como o Tabor, no qual Deus manifesta as suas glórias, por meio da Mãe, Rainha, Vencedora Três Vezes Admirável de Schoenstatt.

Ao lermos o Documento Fundação, vemos que nosso Pai e Fundador revela aos congregados a ideia  predilecta de seu coração. Ele diz que ela consiste “que a capelinha de nossa Congregação se tornasse nosso Tabor; no qual se manifestem as magnificências de Maria” (Pe. J. Kentenich, Documentos de Schoenstatt, 7).

 

Como vemos, a missão Tabor consiste em tornar a Capelinha de São Miguel um Santuario de Graças e de Peregrinação, no qual a Mãe de Deus manifesta-se poder de Mãe e Educadora, para a renovação do mundo.

 

O Santuario é, portanto , o que explica todas as energias sobrenaturais, que palpitam em nossa Familia.  Sem ele, sem a Aliança de Amor que Deus selou conosco através dele, Schoenstatt, com a riqueza de suas ideais e com toda a sua vasta e ramificada organização, nada mais seria um corpo sem alma.  Portanto, no Santuario se decide, vital e essencialmente, tudo o que é Schoenstatt.

 

A tarefa de Maria desde o Santuário é:

A.     Irradiar a luz de Cristo a traves de suas Glórias

B.     Formar Cristo em nós:

         + O ideal do homem de natureza perfeita

         + O ideal do homem de natureza sacrificada

         + O ideal do homem de natureza elevada, transfigurada

C.     Educarmos para que Cristo seja o fundamento e forma de nossa vida.

 

3.4 A dimensão do Tabor: Nossa Missão

O Pai e Fundador não queria simplesmente entusiasmar seus aliados espirituais do Brasil, mas manifestar sua convicção  que nós brasileiros podemos chegar à santidade, por meio da Aliança de Amor com Maria.  Mais ainda que ao assumirmos a missão nacional, a missão Tabor, chegaremos à santidade. Pensando em nosso Fundador, não poderemos deixar herança maior  para as futuras gerações do que nossos sério esforço pela santidade, sermos filhos amados do Pai, dos quais Cristo é o ideal, conteúdo e forma de vida.

 

 

A realidade social, politica e económica de nossa Pátria é um enorme desafio…não precisamos simplesmente de bons políticos, economistas, articuladores sociais e boas familias, mas sim de bons e santos políticos, economistas, articuladores sociais, boas e santas familias.  Assumir o desafio de realizar  o Ideal Tabor e ser santo implica  em não estarmos simplesmente fechados em nosso mundo, mas significa também estarmos dispostos a transformar toda nossa sociedade.

 

O que implica para cada um a missão Tabor?

A.     Ser mais filhos no Tabor. Ser mais religiosos

B.     Não somente pensar mas amar e viver organicamente

C.     Configurar uma cultura de Cristo na terra brasileira:

         + Brasil, uma terra do amor

         + Brasil, uma terra da pureza

         + Brasil, uma terra da liberdade

         + Brasil, uma terra da alegria

         + Brasil, uma terra da Verdade e da Justiça

         + Brasil, uma terra da confiança na vitória

 

4. Palavras de conclusão

Em 20 de Abril de 1947, nosso Pai proclamou solenemente , o Tabor como o Ideal da Provincia das Irmãs de Maria no Brasil, que na época era a única comunidade de Schoenstatt oficialmente constituída em nosso país.  Mas para ele, estava claro que não se tratava somente de um ideal a ser vivido pelas Irmãs de Maria, mas uma missão para o Schoenstatt brasileiro.  Repetimos as palavras do Fundador em sua ultima mensagem ao Brasil, a que ja mencionamos anteriormente:

“Cuidaremos que não somente nossa pequena Família, mas o Brasil. Todo, sim, grande parte do mundo, até podemos crer que o mundo inteiro, um dia se tornará Tabor de Nossa Mãe de Schoenstatt” (Pe. J. Kentenich, Tabor nossa Missão, p.183)

 

Agora, neste tempo presente, cabe a nós assumir esta missão e fazê-la ganhar vida de forma concreta e vital.  Nosso Fundador sempre nos recomendava: “Aquilo que herdastes dos vossos pais, conquistai-o para possuí-lo”. Esta é precisamente a tarefa que temos pela frente: apropriar-nos da herança deixada pelo Pai, referente ao Tabor, para torna-la fecunda em nós e em nosso Brasil-Tabor.

 

Como comunidade de membros, temos que estar na vanguarda do cumprimento desta missão.

 

Pe. Marcelo A.

Assessor


_______________________

Por Francisca Arlinda Pussoli

foto: Carlos Pussoli

Palestra do Padre Marcelo- arquivo pessoal

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Dia do Santuário Lar 2024

16º Dia do Santuário Lar no Jaraguá [2024] No dia 15 de abril de 2024 os casais da Liga de Famílias do Jaraguá comemoraram o dia do Santuári...