domingo, 29 de agosto de 2021

Missa e Bênção de Santuário Lar no Jaraguá

 No dia 22 de agosto de 2021 a Liga de Famílias do Jaraguá se reuniu à sombra do Santuário Sião do Jaraguá para realizar a missa de maneira on-line e presencial pela primeira vez desde o início da Pandemia do Covid-19. Pe Marcelo Aravena  fez a celebração e estavam presentes a Sra. Raquel Padilha assessora, dirigentes Márcio e Eliane Gonçalves e casais da Liga.





Padre Marcelo explica ao início que celebramos na santa missa a nossa fé, e também a consagração do Santuário Lar de duas famílias: casais Margareth e João Alencar e Fátima e Cesar Tavoni.

Em sua homilia o padre diz da escolha da reflexão em torno do Evangelho de hoje. E assim descreve uma relação entre o Espírito Santo e nossa adesão à Cristo.

“A leitura do Evangelho de hoje ‘onde iremos Senhor, Tú tens palavra de vida eterna’. A verdadeira prática do cristianismo nos traz sempre o desafio da ascese. À prática religiosa feita com fé e que significa fazer uma experiência profunda com Jesus. A ascética Schoenstatteana é isso, fazer uma experiência profunda com Jesus e Maria na nossa vida, sem tirar os pés do chão da nossa história.

Muitas vezes olhamos para o céu rezando muito, mas esquecemos que os nossos pés estão no chão. Nossa religiosidade tem que ser algo que transforme a vida, a religiosidade e espiritualidade pode ser uma saída do mundo, mas não! Temos que estar aqui no mundo que nos rodeia. A experiência querigmática de fazer nossa fé concreta na vida só é possível quando nos abrimos ao Espírito do Senhor. Por isso temos tanta devoção ao Espírito Santo, sem Ele, nada!

Nos abrimos ao Espírito do Senhor presente em nossa fraqueza e, portanto, o que está no centro do ensinamento de João e suas comunidades, ele explica que o Espírito Santo vai abrir os corações para fé. Para reconhecer que as palavras de Jesus são palavras de vida eterna.



Espírito Santo nos leva aonde quer

Pensemos num balão. Qual é a dinâmica do balão? Você enche de ar quente e ele fica cheio e sobe. Sobe mais e mais de acordo com o peso que vou tirando do cesto, e depois? O balão voa.

Interessante que não voa com a força do motor, e sim com força e a direção e orientação do vento. O voo incrivelmente silencioso se desloca suavemente sobre o mundo, interrompido as vezes pela chama que tem que manter o balão cheio. Experiência incrível. Tem a ver com o que se passa com o Espírito Santo, em nossa ascese em nossa vida espiritual nos deixamos encher por esta força do Espírito e depois nos deixamos levar por Ele, pelo Espírito para onde Ele quer.

Por isso o momento mais difícil de voar no balão é o pouso pois o balão não sabe onde vai pousar, e tem que ir calculando. Se o piloto é bom, ele vai conseguir. O Espírito Santo consegue tudo. Ele nos leva para onde quer e depois nos coloca nos chão, onde temos que agir e atuar como católicos Schoenstatteanos.

Livremente decidir-se por Jesus

O que aconteceu no Evangelho com Jesus e seus discípulos? Muitos amigos de Jesus tiveram dificuldade de captar o significado de suas palavras ao interpretá-las ficavam perplexos com os ensinamentos do mestre e se escandalizam-me com isto. Apesar das reações negativas de seus ouvintes, Jesus não diminui o tom de sua pregação. Continuava a ser contundente, sendo assim requeria largueza de visão para ser compreendido. O discipulado dependia da compreensão correta do ensinamento do mestre e de sua adesão. Por outro lado, nenhum discípulo poderia agir por coação. Eles tinham que agir livremente independentemente de sua vontade, os amigos de Jesus deveriam estar livres, não interessava que eles permanecessem com ele apenas para agradá-lo, tinham que segui-lo também. Acreditando nos seus ensinamentos, por esta razão muitos debandaram, não tinham fibras para pôr em pratica o que ensinava. Permaneceram somente alguns discípulos fiéis, e foram questionados sobre a fidelidade. Pedro fez uma confissão de fidelidade do mestre. Só junto do Mestre podia encontrar ‘Palavras de vida eterna’, por sair da boca do Santo de Deus, seria inútil buscar salvação longe dele.



Perguntas

Talvez este seja o momento da Liga de casais de nos perguntarmos, agora que estamos passando por este tempo de pandemia e provação, como é a nossa adesão ao Evangelho de Jesus? Acreditamos realmente que nosso objetivo é ser uma nova criatura em Cristo e Maria para renovar o mundo? Acredito eu na santidade matrimonial e estou positivamente comprometido com ela? Se minha resposta é positiva, se acredito, estou com Jesus e com Maria.

Vamos renovar com força a nossa Aliança de Amor a nossa entrega a Mãe Rainha e a nossa missão” assim concluiu Pe Marcelo.

Durante a missa foi feita a bênção dos Quadros dos casais para os seus Santuários Lar e após a missa houve a entronização em cada casa.




Fotos no Facebook da Liga de Famílias do Jaraguá


________________________

Texto Sueli Vilarinho

Vídeo: Marcos R Bastos Schmidel

Fotos: Alex Formigoni

Um comentário:

  1. Parabens ao Padre Marcelo, sempre atencioso, sempre compenetrado, sempre agradecido aos colaboradores e sempre sorridente.

    ResponderExcluir

Café com Diálogo Pai e filhos 2024

Café com Diálogo Pai e filhos este ano contou com a participação do Pe Antonio Bracht e os dirigentes da Liga Lucy e Luciano Fantini que con...