domingo, 28 de maio de 2023

10 anos dos Santuários Lar- Grupo Luz das Famílias Unidos com Maria

 


No domingo dia 21 de maio de 2023 os casais da Liga das Famílias pertencentes ao Grupo Luz das Famílias Unidos com Maria  (2007) se reuniram para celebrar os 10 anos da Instituição do Santuário Lar (18 e 19 de maio de 2013). 11 casais estavam presentes para renovação e um casal fez a Coroação da Mãe Rainha de seu santuário. Os assessores da Liga: Pe Antonio Bracht acompanhou o grupo e a Sra. Raquel Padilla estava espiritualmente unida ao grupo.







A santa missa foi realizada na Casa de Maria e em sua homilia Pe Antonio disse que  ao iniciar a celebração, ao  preparar o ambiente já muitas recordações foram despertando no coração. Aproveitamos essas lembranças para reflexão destes 10 anos.

Convidou também a celebrar a Eucaristia do Ressuscitado, Jesus está presente, sua Mãe  e o céu estão presentes, isso se dá de muitas maneirais, mas a forma mais densa é na Eucaristia, vamos agradecer  tudo isso e nos dispor a acolher o envio que Jesus  nos dá: Ide a todos os povos e anunciai tudo aquilo que os ordenei e fazei discípulos para serem incluídos na comunidade a qual Jesus é a cabeça, no movimento que o Espírito Santo se desenvolva ainda mais na história.



Desenvolvimento da homilia:

A Festa da Ascenção não é o fim, que acabou, que Jesus foi embora, mas o início de uma presença que nas leituras de hoje ficou muito claramente expresso. Na primeira leitura em que Jesus pede para os discípulos irem e esperarem  o Espírito Santo: a presença de Jesus. Na segunda leitura quando diz que recebeu a autoridade para ser cabeça da Igreja, ele é o chefe de uma comunidade que se desenvolve durante um tempo, na história, as vezes “aos trancos e barrancos” prova que é Ele que a conduz, se fossemos só nós, a Igreja já não existiria mais.



A providência quis que a celebração fosse nessa festa litúrgica da Ascenção. Algo Ele quer dizer, para entender vamos olhar para a festa da Ascenção:

Três coisas são importantes:

A primeira que Jesus afirma: “ Todo o poder me foi dado”. O  repete algumas vezes: toda a autoridade, ide a todas as nações, transmitam tudo que eu ordenei, Eu estarei convosco todos os dias. Aqui se trata de uma totalidade, não totalitarismo ( como governos que decidem tudo) aqui é uma totalidade, um  organismo, toda a vida que Jesus tem em vista.

A segunda coisa é a incumbência que dá aos seus discípulos e seguidores: “Ir e anunciar tudo que ordenou e fazei discípulos”, incluir na Igreja e comunidade todos que aceitaram a mensagem do Evangelho, a boa nova. Na verdade Jesus queria criar um movimento, ouvimos que Jesus não quis fundar a Igreja, podemos dizer que não , não a Igreja quadradinha, a Igreja que  Jesus fundou, ou quis fundar,  é um movimento, uma comunidade que está a caminho e os cristãos entenderam bem, o primeiro nome dos cristãos era O caminho, Paulo perseguia os que estavam neste caminho. Isso é a Igreja que Ele quis fundar para estar presente em todos os caminhos. Somos esta Igreja. Se temos um santuário Lar, símbolo que somos uma Igreja doméstica, nas nossas casas, somos um grupo, um ramo, em movimento. Captamos bem o que é a Igreja que Jesus quis ser a cabeça. E anunciamos Jesus na presença em nós.

A terceira coisa a considerar na Ascenção é que Ele estará conosco todos os dias até o último dia. Quando os discípulos viram Jesus, alguns duvidaram, alguns não o reconheceram. A fé não existe num estado puro, cem por cento. A fé é uma adesão que as vezes não sabemos se é assim, também somos assaltados pelas dúvidas, mas o que nos leva a continuar o caminho é a presença de Jesus, que  Ele está aqui por mim, que Ele é fiel em todos os caminhos. Isso é a Ascenção de Jesus.



Neste contexto, nesta Eucaristia renovar a consagração do Santuário Lar, renovar e coroar a Mãe de Deus é  na presença de Jesus em todos os tempos, anúncio a todas as nações da sua mensagem do que Ele nos ordenou, autoridade, todo o seu poder.  Jesus nos deu a sua Mãe,  aquela que faz que a nossa vida seja bem vivida, cuida dos detalhes, mostra coisas que a gente não perceberia sem ela. A Ascenção de Jesus quer envolver toda a nossa vida, a Mãe é aquela que vai cuidar que toda a vida esteja unida  a aquele que vai a frente no caminho.

A pedagogia da vida do Evangelho é essa presença de Maria como Rainha Educadora dos nossos lares, que cuida que esse lar seja o lar que sonhamos quanto o entregamos os cuidados das nossas casas e para que ali esteja toda a autoridade de Jesus.

Maria é a pedagogia da Igreja, do caminho, do movimento:  aquela cuidadora, Rainha que se preocupa dos detalhes  da nossa vida, cuida que nossa fé seja viva, quando começamos a ter desânimos, recorremos a Mãe da Aliança, a Mãe do Santuário tem um jeitinho que nos faz voltar a ter o rumo, a alegria, a certeza da fé.

Então Maria é a Pedagogia, a coroação e honra em nossos lares como Rainha  é a pedagogia que Deus tem para nos fazer caminhar no caminho do Ressuscitado que se elevou ao Pai.  

Coroação e Renovação da Coroação





 

 

Ao final da missa o grupo fez uma reflexão compartilhada dos 10 anos da Presença de Maria nos Santuários.





Flâmulas em comemoração foram entregues para cada santuário Lar





 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Dia do Santuário Lar 2024

16º Dia do Santuário Lar no Jaraguá [2024] No dia 15 de abril de 2024 os casais da Liga de Famílias do Jaraguá comemoraram o dia do Santuári...