quinta-feira, 16 de julho de 2020

18 de janeiro de 2017 - Logo, Hino e Oração da Liga

“Santuário Vivo de Schoenstatt, um novo Nazaré, Tabor para o mundo”
Karen Bueno – A Liga Apostólica de Famílias de Schoenstatt do Brasil lança nesse dia 18 de janeiro o hino, a oração e o símbolo oficiais do ramo. As conquistas são frutos de um longo processo de amadurecimento e trabalho conjunto entre os quatro regionais brasileiros, fortalecendo a unidade do ramo em busca de uma identidade nacional.O ponto de partida para todas as conquistas é o ideal nacional – Santuário Vivo de Schoenstatt, um novo Nazaré, Tabor para o mundo – e a Carta Magna do ideal.

SÍMBOLO
Explicação: “O nome em tom de azul e formato de Aliança forma uma unidade, juntamente com o círculo em vermelho e quer expressar a Aliança de Amor com a MTA, mas igualmente a aliança matrimonial. O tom em azul remete ao manto da Mãe e ao símbolo de Schoenstatt. Azul também é expressão de fidelidade.
O tom vermelho recorda a Aliança que selaram com a Mãe, que é uma Aliança de Amor. O vermelho é símbolo do amor, também de heroísmo. O tom amarelo, que preenche o Santuário Vivo, expressa o ideal Tabor do Brasil. A Família formando o Santuário, expressa o ideal nacional de ser Santuário Vivo de Schoenstatt. Os Raios que partem do Santuário são as três graças, bem como o sol do Tabor”.
O desafio de selecionar os símbolos ficou sob a responsabilidade do Pe. Ivan Simicic e da Sra. Lucia Ferreira. Pe. Ivan conta que chegou uma grande quantidade de propostas, de todos os regionais, e que muitas eram bem semelhantes, com elementos parecidos. “Nós tínhamos critérios muito concretos. O símbolo tem uma característica diferente, é um desenho que simboliza algo, que traz associações, e não uma imagem que seja como uma foto, digamos assim. Ele tem que ser fácil de replicar, de colocar na bandeira, na camiseta, etc. Um dos critérios é que tivesse leveza”.
As sugestões de símbolo também passaram pelas mãos de especialistas: “Não foi fácil essa seleção, pois tivemos criações muito bonitas, muito apuradas. Nós entregamos as propostas para quatro profissionais do campo artístico, que estão ligados ao tema de desenho, arquitetura, design. Eles são do Movimento, são pessoas da Liga, da União ou do Instituto”.

HINO
A Liga de Famílias canta um hino
Santuário Vivo de Schoenstatt
Um novo Nazaré, Tabor para o mundo.
No Santuário um sino vivo ressoa nas famílias
O alimento de cada dia: santidade do amor
Família de Nazaré vamos ser, de presépio até a cruz,
Refúgio e salvação vamos ter no cálice do amor.
No Tabor da Família, transfigurados em Cristo na fé,
Anunciaremos às nações o espírito de amor.
Maria, Mãe, pede a Jesus as maravilhas de Caná
Para estarmos todos juntos no milagre do amor.
Pai e Fundador ensina a salvar as famílias,
Nobre missão de Schoenstatt na Aliança de Amor.
Sobre a equipe responsável por selecionar o hino, Ir. Lucia Maria Menzel explica que muitas pessoas – Irmãs de Maria, casais, músicos – foram consultados, inclusive alguns da Alemanha, para dar críticas e sugestões. “Levamos em consideração principalmente o conteúdo, o estilo, a melodia, o conjunto da obra”, diz ela.

ORAÇÃO
Oração da Liga de Famílias de Schoenstatt no Brasil:
Querida Mãe, Rainha e Vencedora Três Vezes Admirável de Schoenstatt, fiéis à Aliança de Amor, selada contigo pelo nosso Pai, queremos aspirar as virtudes da Sagrada Família de Nazaré, criar ilhas santas de famílias, constituirmo-nos Santuários vivos, Tabor para o mundo, tornando-nos, assim, reservatório das aspirações da nossa Família de Schoenstatt, a partir do qual todos os ramos sejam constantemente alimentados e renovados. Que em ti, Mãe, nossa casa seja um Santuário Lar, sagrado reino do teu filho, nosso lugar predileto. Amém!
Os assessores que selecionaram as orações finalistas foram Ir. M. Patricia Santos e Pe. Pedro Cabello. Ela conta: “Foi pedido uma oração curta, de fácil memorização, no estilo dos versos do Rumo ao Céu. Ela não deveria ultrapassar dez linhas e contemplar o conteúdo da Carta Magna e do Ideal Nacional do ramo. Recebemos 28 orações, de vários locais”.

________________

Nenhum comentário:

Postar um comentário

8ª Festa de Pizza

  No último dia 09 de março aconteceu na Casa da Liga, a 8ª noite da Pizza.  Um evento em Família que sempre acontece no início das atividad...